Top 10 temas mais usados em jogos

Muitos desses jogos não são propriamente inovadores no que diz respeito a história central (nem por isso deixam de ser ruins), mas podem trazer grandes ideias quanto a jogabilidade ou gráficos.
Sendo assim, eis nossa lista com as ideias mais batidas e exploradas nos games!

10 – O Super Soldado

É o herói clássico. Seja medieval, estelar, soldado, ele é o cara! É o Chuck Norris do jogo. Hoje em dia podemos ver dois games com grandes super-soldados: Halo e God of War. Por mais que apanhe, caia, fique fraco, desarmado, quando você incorpora esse personagem, no final, sempre termina matando o chefão e descobrindo toda a história (e virando uma nova franquia de sucesso).

9 – O Experimento Errado

Ideia manjada nos jogos de tiro ou terror. Já repararam na quantidade de games onde um experimento acaba escapando do laboratório matando todo mundo, ou um praga química transforma todos na cidade em zumbis? E sobra justamente para o Super Soldado arrumar a bagunça! E sempre sobra alguém infectado ou uma cria monstruosa para uma nova continuação. E nós adoramos!

8 – O Escolhido

É uma espécie de Super Soldado predestinado. Não importa de onde venha, sabemos no enredo da história para onde vai! Um “Neo” dentro da Matrix. Já foi explorado desde os tempos do NES e sua ideia central é salvar o mundo, por mais que não acredite que possa. O final sempre é meio manjado, então o jeito é inovar nos meios…

7 – O Herói começa o jogo deitado na cama

Ah! Essa é muito boa… Lembram de Zelda por exemplo? Assim como ele, vários outros menos famosos seguiram esta mesma linha nas décadas de 80-90. Mas de onde surge essa ideia? Será que num belo dia o sujeito se levanta e pensa: “Hum, não tenho nada para fazer hoje, acho que vou salvar o mundo!” ou então “Ah, deve ter alguma princesa em perigo para salvar hoje?”

6 – A cidade do herói é sempre destruída

Outra história batida mas que não impede ótimos argumentos, como por exemplo, em Diablo. Geralmente o jogos de RPG acabam usando essa ideia em alguma parte do jogo, para deixar o herói mais p#$%@!

5 – O herói só tem um parente

Destrua o mundo, mas não mexa com a minha mãe! Incrível, mas parece que a maior parte do personagens principais só tem um parente vivo, justamente aquele que vai ser sequestrado, torturado, ferido e… salvo! Quer motivação maior que esta para alguém sair quebrando tudo num game? VINGANÇA!

4 – Todo tipo de profecia se torna realidade durante o jogo

Este argumento geralmente anda junto com a história do “Escolhido”. Afinal, o mundo espera anciosamente por um salvador que fará isso ou aquilo, que virá de tal lugar, que tenha a marca X de nascença ou ainda que manisfeste seus poderes latentes até então! Tudo aquilo que por milênios era rumor, passa a se tornar “real” quando apertamos “start“!

3 – Jogos sobre a Segunda Guerra Mundial

Não adianta. Se uma franquia de games de tiro/guerra não começa pelo ambiente da Segunda Guerra, em algum momento, é lançada uma versão futura retratando a época. E ninguém se cansa! Mas ultimamente temos visto outro fenômeno: MOD’s retratando a criminalidade urbana (GTA, Tropa de Elite lembra algo?)

2 – Comida te enche de vida!

Ok, comer é vital para se manter vivo. Mas em muitos jogos, uma caixa de curativos seria mais eficiente do que um hamburguer, pizza ou sei-lá-o-quê comestível! Outra ideia clássica dos anos 80-90. E que não volte!

1 – Salvar a Princesa

Lá vai o Super Mario salvar novamente a princesa em perigo. Pela nonagésima vez. E assim vários outros jogos seguiram essa ideia batidíssima usada em Super Mario World ou The Legend of Zelda. Objetivo final do jogo: salvar a linda princesa do malvado e feioso vilão. E viverem felizes para sempre (até o vilão voltar na próxima continuação do game)

Bonus Level – O vilão sempre evolui
Isso parece irremediável. Chefões de fase sempre voltam evoluídos, mais fortes e mais rápidos. E o chefão final, the Big Boss, sempre evolui ao ser “morto” ou derrotado pela primeira vez. Vai dizer que não? Essa é talvez a idéia mais batida de todos os tempos, ainda hoje é usada

Fonte: Acidez Mental

2 Respostas

  1. HAhuauahua, pior q é o.o’

    Bah, deu vontade jogar agora… Iria até na lan, maass doente nem rola ¬¬’

  2. esse blog e inutio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: